O AMADURECER

Spread the love

Quando tudo concorre para o amadurecimento, seu florescimento é rápido. Mas quando os elementos não estão harmoniosamente organizados, o amadurecimento é um estado difícil de ser alcançado. Muitos percorrem vias desgastantes e muitas vezes não alcançam seus objetivos. É como alguém que busca amadurecimento em leituras incansáveis ou como alguém que busca vídeos na internet a ponto de maltratar as vistas em busca do amadurecimento.

Mas onde encontrar o amadurecimento? Que via percorrer? Para que o amadurecimento aconteça é preciso uma boa base de vida e isso se encontra nas relações, convivências, que temos desde o início de nossas vidas.

Quando tudo é propício, o amadurecimento acontece logo, porém sem uma boa base é preciso uma reconstrução. O conhecimento psicanalítico e a terapia psicanalítica são vias que há muito tempo vem proporcionando amadurecimento de vida às pessoas. Trata-se de uma reconstrução profunda, mas isso também tem um custo, não financeiro, muito significativo: o tempo. Dentro do processo psicanalítico é preciso, também, uma reconciliação com o tempo, ou seja, saber esperar pacientemente. E isso já um passo largo rumo ao amadurecimento que é um estado de vida e não meras ações externas ou convicções.

Quando falamos sobre o amadurecimento, não podemos deixar de falar, também, sobre a humildade, pois ela faz parte do estado de amadurecimento, mas não é uma humildade medicante, mas uma visão real de si próprio e uma visão real dos outros. Então, você pode perguntar: o que mais diferencia o homem ou a mulher madura dos que não são maduros? A resposta é: um sistema psíquico equilibrado. Mas vale ressaltar que esse estado maduro não é sólido como uma pedra, mas é sempre necessário buscar equilibrar o sistema psíquico. Esse equilíbrio para algumas pessoas é feito de modo natural, se assim podemos dizer, enquanto em outras pessoas, por motivo também de algumas experiências não boas, isso do ponto de vista do indivíduo naquele momento da vida, não acontece de modo natural. Claro que quando uma pessoa, de forma não tão natural, alcança o amadurecimento de vida ele (o amadurecimento) mesmo diante os contratempos pode ser reconquistado com mais facilidade.

A frase: “A psicanálise é a cura por meio do amor.” Não é uma frase poética, pois o amor nessa situação não se trata somente de meras ações e palavras afetuosas, mas vai muito além disso. Pois é importante falar sobre a escuta atenta e o saber (conhecimento) do analista que faz parte do ato de amar, pois o analista deve buscar levar o paciente ao caminho da reconciliação e transformação do seu “eu interior”. Voltamos a frisar que: para que o “eu interior” possa ser maduro é necessária uma boa base, seja ela natural ou seja ela uma recriação. Porém não significa que essa recriação seja algo artificial.

Por: Edson Carlos de Sena – psicanalista